top of page

Poesia MANTO DE PAZ e Biografia de Lia Helena Giannechini

MANTO DE PAZ

Há alguma coisa

Que me conecta

Ao âmago do universo

Como um raio

Derramando seu espectro

Repartido em mil cores

Em todos os amores

Que a terra fez brotar

Sou mais forte

Que a luz do sol

Iluminando um caminho

Dores de tantos

Dilemas desabrigados

Onde os amores

A vida lhe ceifou

Pelo amor de si mesmo.

Sentada na pedra

Na beira de um rio

Tracei meu destino

Deste eterno pensar

Nas almas conectadas

Com a essência de jasmim

Que brota no sorriso

De quem a vida

Sempre me presenteou.

Na igreja

O Sagrado Coração

Faz a conexão com Deus

Devolvendo o pai que perdeu

Para o sexo dos amores passageiros

E a desilusão dos marcos

Que a vida cunhou

Entregando-me em seus braços

De pai protetor.

Nos castelos de areia

A praia me incentivou a sonhar

Olhando no horizonte

Os navios que iam e vinham

Faziam-me desejar

A viagem que nunca pode estar.

O vento e a brisa

Trouxe do mar a esperança

De que as ondas turbulentas

Dos pesadelos sonhados

Transformassem em maré mansa

O sentido de meu caminhar.

E a luz das estrelas

Me fizeram conhecer

Este vôo tão plácido

Ao saltar para o universo

E lá de dentro iluminar

Pessoas que se conectam

Com a essência da minha alma.

E jorrando esta luz

Me encontro nesse momento

A escrever tal poema

Transpassando eternidades

Recebendo quem precisa

Desabrochar.

Essa luz de brilho próprio

Que somente de dentro

Pode estrelar

Um manto de paz.

Biografia

Trajetória em rota...

Nasce minhas pegadas

Santana, São Paulo

Ladeira Leôncio de Magalhães

Escorrego meus acordes

Traquinagens de menina,

Campainhas de vizinhos.

Criançada debruçada

Nos quitutes de Dona Cida,

Mãe artista...

Pai dentista

Rubens Fidelis,

Nomeado como meu bisavô,

E lá encontro os primeiro passos

De minha irmã querida, Marcia,

Na ânsia de ir ao mundo

Salto do berço e me jogo ao mundo...

Gosto de escrever

Poetas me inspiram o adolescer…

J. G de Araújo Jorge, segue me encantando.

E assim a psicologia me arrebata

Nas cores de uma profissão

De um doar sem fim.

Nas profundezas do ser

Mexo e remexo

Nos personagens da vida,

Através do Psicodrama

E assim, chegando em Piracicaba

Família caipiracicabana

Dois lindos filhos me acompanham.

Sigo nas esquinas, escrevendo

Para os jornais da cidade

Deixo algumas marcas

Nos poetas da vida,

E nelas...

Na-morada

Segue meu rumo

De cancioneira,

Com parceiros

Que musicam

Adalton Miguel,

Ayrton Mugnaini,

Livros...

Ah!! “Doido, Eu”?!!

Nas escadas que rolo,

Que Lucinda Prado organizou...

Como é bom poder falar!!!

Destes mundinhos arrasados,

Dos sem teto apaixonados

“Pedrinhas Cintilantes”,

“À Sombra do Jatobá”, com Faustino

Tornam-me o que eu mais gostaria de ser...

Escritora de coração

Alma sensível

Que acorda para mundo

Escrevendo meus traços,

Meus olhares profundos

Sobre tantos desvelos humanos...

Minhas andanças eu registro

Nesta passarela de afetos

www.alemdooceano.wordpress.com

E, junto com amigos,

Cultivo um bloco de

“Poetas que gostam de poetas”

“Fadas e Duendes” com Alvaro Sertano

Completam o ciclo de iniciar neste mundo

minhas pegadas de poeta ...

Lia Helena Giannechini Nasceu na cidade de São Paulo, Brasil.

Viveu sua primeira infância no Bairro de Santana, residindo em Santos em sua adolescência, onde estudou no Colégio São José, compondo as primeiras poesias, com a influência de J. G. de Araujo Jorge, nos anos 60.

A formação humanista, leva a escolha da profissão de psicóloga.

Mora atualmente em Piracicaba, realizando um trabalho como Coaching Social e empresarial, donde nasce a experiência para o livro atual.

Atitudes Simples Resultados Extraordinários.

www.atitudessimples.com.br

Quando ainda era casada, meu ex-marido era professor universitário. Muitas vezes, enquanto eu me sentava numa escrivaninha em meu quarto, para escrever, era chamada para fazer outras coisas, porque ler e escrever eram para horas de lazer.

O desejo de sentar e escrever tudo o que tinha na minha cabeça me motivou a começar a produzir artigos para jornais.

Mais tarde, quando assisti um filme Entre Dois Amores, com o Robert Redford e Mary Streep, de Sydney Pollack, no final ela escreve sua história. Quando acabou eu chorei muito e nessa hora, eu entendi o meu desejo de contar histórias. Assim, comecei a escrever um trabalho sobre Imaginação ativa, onde a personagem se chamava Nina.

Muitos anos se passaram até eu acabar de escrever todos os capítulos desse trabalho de contato com as forças arquetípicas internas.

Com o passar do tempo, surgiu a necessidade de tornar esse trabalho mais interessante ao leitor e desenvolvi, um livro dentro de um livro. Um romance onde uma professora de psicologia, Carol, vai lecionar em Cali, Colômbia, e conhece um professor de psicologia, Silvio, que a ajuda a divulgar seu método de trabalho. Enquanto ela leciona, propõe aos alunos que pratiquem o seu método, fazendo com que suas anotações sejam transformadas em um livro de acesso ao inconsciente através do contato com os personagens arquetípicos.

Assim surgiu as Reinações de Nina no mundo da imaginação, Saberes, romance psicológico e erotismo.

Com o livro e o acesso à forças inconsciente, a vida da professora Carol muda de rumo, conectando-se a de Silvio. Mas, o casal terá que vencer muitos desafios para ficarem juntos.

Esse é o livro que busco editoras para publica-lo.

A escritora que me influenciou foi Maguerite Duras, a primeira mulher da academia de letras francesa, com sua história comovente, sobre seu amante, deixa uma marca em meu coração. A vida que ela conta, de uma maneira bela e apaixonante, produz um elo com o mundo. Esse elo, chamado de Lazzi pelos autores de teatro é que eu busco como norte. Fazer a conexão com as pessoas através da minha arte.

Sou autora de um livro de contos, Doido, Eu? Editora clube dos autores, 2012, sobre mendigos e andarilhos, diversos artigos sobre psicologia e o Blog

www.alemdooceano.wordpress.com com todas as poesias e artigos que escrevi.

Coautora do livro Poesias Contemporâneas da Editora Matarazzo, de junho de 2016, com duas poesias inscritas. Minha primeira incursão no mundo das poesias. https://www.skoob.com.br/poesias-contemporaneas-ii-605894ed605932.html

Fui convidada por Sylvio Rey Reboledo a ministrar os cursos de introdução ao psicodrama, para líderes comunitários em Cali, Colômbia, pela Casa de Justicia de AguaBlanca, onde recebi o título de cidadã benemérita em Ginebra, Vale del Cauca, pelos serviços prestados à comunidade, que me recebeu de braços abertos em 2010.

Já ministrei diversos cursos próprios, como Mitologia Pessoal e a Roda do Zodíaco, Além da Extensão da Mente: Oficina de Criatividade, Mitologia Pessoal – oficina de desenvolvimento humano. Oficina de Coordenação e Desenvolvimento de Grupos, Oficina de Criatividade.

Trabalhei como consultora de treinamentos, em empresas como Gerdau e Engebrás.

Sou autora de diversos artigos para o Jornal de Piracicaba de 1985 a 1987.

Meu trabalho atual com o Coaching prepara o jovem adulto para empreender e transformar seu conhecimento em um negócio próprio, além de desenvolver fases para consolidar as carreiras de jovens profissionais.

Trabalho como escritora para desenvolver projetos com equipes da comunidade.

Meu projeto atual CreareviteCoachingeMães, realiza um trabalho de informação, palestras, apoio emocional e desenvolvimento de carreiras, para mães, gestantes, com apoio ao parto e puerpério.

Atualmente faço parte do Clube Caiubi de Compositores, onde alguns parceiros musicam minhas poesias, transformando a experiência de letrista, em um processo novo e criativo.

A experiência de conviver com 14 outros coautores do livro Atitudes Simples Resultados Extraordinários, fazendo a revisão e a integração de estilos, no padrão do livro, foi um processo enriquecedor de 3 anos para chegar à publicação.

www.atitudessimples.com.br

Escrevo atualmente no wattpad o.livro Sozinho no mundo. Uma ficção científica que conta a história de Arthur e Helena. Ele numa noite de encontro com ela vão a um Motel e ele no dia seguinte acorda sozinho no mundo, relembrando a transa que passou com ela e procurando desesperadamente as pessoas de seu mundo que sumiram. Helena vai todos os dias visita-lo no hospital. Ele está em coma. Ela percebe que ficou grávida nessa noite e conta sua novidade a seus pais. Um dia Arthur acorda numa banheira num mundo novo, há 300 anos no futuro. Ele foi congelado e resgatado no futuro para ajudar na cura de sua doença: esclerose múltipla, causa de seu coma. Nesse novo mundo as pessoas se comunicam sem falar,apenas seu pensamento se conectam. A adaptação é feita através de hologramas que são inseridos no cérebro e dão todo o conhecimento necessário para a vida nesse lugar. Mas Yndit, sua mentora, acaba se apaixonando por ele, embora, ele pense quase sempre em Helena. Ela propõe ao barqueiro do tempo resgatar Helena do mundo passado. Masp, terá que revelar um segredo. Arthur é pai de uma garotinha linda e ela não poderia vir junto com Helena. Ele terá que escolher ficar sem Helena, ou deixar sua filha sem mãe no mundo que ela vive. Nesse novo mundo futurista as pessoas não competem. Elas cooperam entre si. O que traz grandes complicações para Arthur que tem um jeito competitivo de ser e bastante confuso em relação aos seus sentimentos. Sua adaptação passa por diversas provas no mundo Novo. Mas será que Arthur irá buscar Helena

https://www.wattpad.com/story/132370196-sozinho-no-mundo

E se você se interessou pela autora, continue por aqui que amanhã sai uma entrevista novinha com ela!

Posts Relacionados

Ver tudo

Subscribe!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page